Rede de Drogarias Viva Mais | 21 2437-2657 | contato@drogariasvivamais.com.br | 13 de dezembro de 2018 | Entrar | Cadastrar-se

Exame de fundo de olho pode detectar diversos tipos de Doenças

5 de outubro de 2017

Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Hipertensão e diabetes podem ser vistas através dos olhos.

Por G1, São Paulo

O exame de fundo de olho pode identificar diversos problemas de saúde. Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Qualquer doença que atinge essas partes, em tese, pode ser identificada no exame. O Bem Estar conversou sobre o assunto com o oftalmologista Emerson Castro e o cardiologista e consultor Roberto Kalil.

As doenças que são vistas pelos olhos são:
– Doenças infecciosas: sífilis, aids, toxoplasmose
– Doenças do sangue: leucemia, linfoma
– Doenças crônicas: hipertensão, diabetes
– Doenças neurológicas: tumor na cabeça
– Doenças dos olhos: glaucoma, degeneração da retina

O diagnóstico do diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários Álvaro Salgueiro Filho foi revelado através dos olhos. “Descobri que tinha problemas de pressão, colesterol alterado e meu sangue era muito grosso”. As doenças podem ser descobertas por causa dos vasos dos olhos. Um olho saudável possui vasos íntegros, sem alteração. Apesar de ser um exame de rotina oftalmológico, Álvaro teve o fundo do olho avaliado a pedido do cardiologista.

Hipertensão e diabetes

Diabetes e hipertensão são vistas pelos olhos quando a doença está descompensada. Se chegou aos olhos é porque o quadro está avançado, por isso o exame de fundo de olho não é para diagnóstico, mas para acompanhamento clínico.
Na maioria das vezes, o paciente não tem sintomas, porque são doenças silenciosas. Os sintomas aparecem quando as doenças estão mais avançadas, pode ter visão embaçada, dor de cabeça e nos olhos. Além disso, o exame pode avaliar o risco de um acidente vascular.